OBRAS OU CAMPANHA ELEITORAL? ROTO ROOTER #3



OBRAS OU CAMPANHA ELEITORAL?
Parece que a prefeitura do município de Sabará resolveu “investir” no desenvolvimento da cidade. Ou será que na verdade o investimento é na campanha política do ano que vem?
Em seu penúltimo ano à frente da prefeitura de Sabará, o prefeito William Borges resolveu “soltar verbas” para obras na cidade. Mas porque deixar para encher a cidade de obras justamente quando falta apenas 1 ano para terminar seu mandato?
Isto na realidade não é um “privilégio” de nosso município. Muitos prefeitos e prefeitas deixam para transformar suas cidades em “canteiro de obras” exatamente quando estão perto de terminar seu mandato. Passam a gestão inteira dizendo que o município está sem dinheiro, que não existe verba para saúde, para educação, para o transporte e muitas outras necessidades públicas, mas surpreendentemente no penúltimo ano de mandato surge verba para tudo nas cidades.
Vamos ao caso de nosso município, Sabará: o atual prefeito assumiu a prefeitura em 01 de janeiro de 2009 e nestes primeiros dois anos não se viu muitas obras que impactassem substancialmente na cidade. Entretanto neste ano de 2011 o prefeito “soltou a verba” para algumas obras em plena véspera de ano eleitoral; citamos algumas delas: a construção de uma escola no bairro Castanheiras, a construção da UPA Sabará na entrada do bairro Nações Unidas, diga-se de passagem, ao lado de um campo de futebol, a construção de redes pluviais (águas de chuva) na Panamá, Inglaterra e Av. Brasil no bairro Nações Unidas.
Pois bem, por que começar tantas obras de grande porte um ano antes das próximas eleições?
Seria para servir de “cabo eleitoral” para as eleições futuras? Seria também para tentar ludibriar as pessoas quanto às promessas realmente assumidas nos palanques nas eleições passadas? Ou talvez uma maneira de deixar a responsabilidade para a futura gestão em caso de o prefeito não ser reeleito?
São muitas as perguntas que surgem em meio a tanta verba que aparece em ano de véspera de eleição.
É claro que uma cidade precisa e deve ser desenvolvida, com obras de infra estrutura, saneamento, investimento na saúde... Mas por que estas obras na maioria das vezes só começam um ano antes de eleições municipais? Até que ponto os investimentos na cidade neste período, não são na verdade investimentos em campanha antecipada de eleições?
Mas apesar do progresso que as obras podem trazer, estas trazem também muitos transtornos para os cidadãos. Vou citar o exemplo de um fato que aconteceu na data de 28/06/2011: simplesmente nesta data começou a passar um rolo compactador na rua Panamá no bairro Nações unidas às 06:30 da manhã. Ora gente, este rolo compactador quando passa, a sensação é de que está acontecendo um terremoto. Agora imagine você leitor, estar dormindo e de repente tudo começar a tremer como se fosse o fim do mundo às 06:30 da manhã?! Parece cômico se não fosse tão trágico para os moradores. São necessárias obras e investimentos, mas é preciso também, acima de tudo, respeito com as pessoas.
Onde estão nossos vereadores que ainda não propuseram nenhum projeto de lei a este respeito, que proíba qualquer obra começar antes de 08hs da manhã, por exemplo?
Enfim, é bom ficarmos todos atentos a estas obras eleitoreiras e nos lembrarmos muito bem no ano seguinte quando nossos candidatos subirem aos palanques para suas campanhas e encherem a boca para se gabar de suas obras “extraordinárias” pela cidade. É bom lembrarmos, sobretudo de muitas outras promessas feitas em eleições anteriores e que nunca foram começadas.
Afinal, quando vamos ter a tão sonhada, esperada, caducada obra no “Córrego Malheiros” no bairro Nações Unidas que foi alvo de campanha de Fantini, Wander Borges, Humberto Del’Rio, Argemiro Ramos, Sérgio Freitas, William Borges e com certeza será dos próximos candidatos?
Ah! Na verdade sabemos o que realmente acontece com estas obras tão esperadas: como disse o prefeito William Borges ao líder comunitário do bairro Galego, Sr. Natan (conhecido como carrapato na prefeitura) em entrevista ao TV Verdade: “Eu prometi, mas não marquei data, nem dia, nem hora”!!!
Você, esta cansado de tudo isto? Lembre-se: ano que vem é ano de eleição!!!

Marcelo Gomes
Graduado em Filosofia
Pós Graduando em Gestão de Pessoas

7 comentários:

Geferson S. disse...

Olá Marcelo! Sinto muito pela falta de popularidade do site. Graduado em filosofia significa filósofo ou não necessariamente? Você está em qual partido? Quer trabalhar conosco aqui na prefeitura?

Maria Clara disse...

Marcelo,

Parabén pela coluna, gosto muito dos seus textos.. que fala a mais pura verdade e com um pouco ironia.
gostei do nome da coluna roto rooter pq esse nome?

já sou fã do piririgangorra.

Anônimo disse...

kkkkk!! muito bom texto. Hilário

uai têm até gente ofereçendo emprego.

será mesmo da prefeitura?

Piririgangorra disse...

Caro leitor Geferson S.;
Primeiramente quero agradecer pelo comentário que você deixou sobre o artigo da semana OBRAS OU CAMPANHA ELEITORAL na coluna Roto Rooter.
Quanto à falta de popularidade do site, nós do Piriri Gangorra 10 pensamos o seguinte: quem tem que ter popularidade é artista para conseguir fama e sucesso; e candidato político em época de campanha para conseguir voto. Mas já que parece que você é alguém que se preocupa com popularidade, a maior prova que o site está popular é ter sido acessado por alguém que trabalha na prefeitura, ou não?
Em resposta à sua pergunta sobre em qual partido eu estou, eu e os demais componentes do Piriri Gangorra 10 não somos filiados a nenhum partido. Aliás, parece que você não deve ter lido nosso texto com a missão e objetivos do blog, na qual deixa claro que, o Piriri Gangorra 10, é um blog apartidário e, portanto, não é nossa intenção e não faz o menor sentido se algum de nós fosse filiado a algum partido. Seria contra nosso objetivo e missão!
Quanto à minha formação acadêmica, ser graduado em Filosofia, não significa ser filósofo, pois para ser considerado filósofo, é preciso que se tenha o título de Doutor, isto é, ter defendido alguma tese em filosofia e obtido o título.
Por fim, quanto ao convite para trabalhar com vocês na prefeitura, agradeço, mas tenho um trabalho. Amo o que faço e não me interessa fazer parte da gestão de um representante executivo, (prefeito) que disse: “prometi sim ajudar; mas não marquei data, nem dia nem hora”.
Nós do Piriri Gangorra 10, esperamos sinceramente que entenda a resposta e continue acessando o blog e acompanhando nossas postagens e contribua para a popularidade do site. Como? Divulgue nosso blog aí na prefeitura, especialmente para o prefeito.

Marcelo Gomes
Graduado em Filosofia
Pós Graduando em Gestão de Pessoas

Maria Clara disse...

boa resposta marcelo..
detonou!!!kkkkk
aposto que esse geferson é fake!
vc posta essa semana?

Marcelo Gmes disse...

Maria Clara, agradeço de coração pelo confiança no blog e por apreciar meus textos.
Já estou preparando o artigo desta semana que deve ser postado até sexta feira.
nós do Piriri Gangorra ficamos muito satisfeitos por seus comentários.
Valeu. Marcelo Gomes.

Marcelo Gomes disse...

Maria Clara, quanto ao nome da coluna, aconteceu da seguinte forma: o nome do blog é Piriri Gangorra. Todos sabemos o que é o piriri e o que ele causa. Assim o nome da coluna foi pensado para fazer referência ao nome do blog. Já que o blog trata das "merdas" da cidade e "merda' entope o vaso, o roto rooter desentope toda sujeira causada.
Lembra-se da desentupidora ROTO ROOTER?
Abraço! Marcelo Gomes.