UNIDADE DE PRONTO “ADIAMENTO” (UPA SABARÁ) - ROTO ROOTER #4



        UNIDADE DE PRONTO “ADIAMENTO” (UPA SABARÁ)

Apesar do “investimento” que a prefeitura em parceria com o Estado resolveu fazer na saúde em Sabará, tem alguma coisa estranha.
Ora, em maio deste ano a prefeitura de Sabará entregou em nossas casas um convite para inauguração da Unidade de Pronto Atendimento de Sabará, obra esta que está sendo construída na entrada do bairro Nações Unidas, diga-se de passagem, ao lado de um campo de futebol.
Pois bem, foi uma “festa” com a presença do Prefeito William Borges e demais “autoridades políticas”, além do povo é claro que compareceu na “inauguração”.
Faço aqui um convite a todos que se interessarem de ir conhecer a UPA Sabará no bairro Nações Unidas! As obras sequer estão concluídas e ao que parece nem serão concluídas este ano. Falta pouco tempo para começar o período chuvoso, que já estima-se para o mês de setembro ou mais tardar outubro.
Afinal, a inauguração era de quê na verdade? Da construção que ainda não terminou ou uma inauguração simbólica, como quase tudo nesta cidade, simbólico?!
Enquanto isto como anda a saúde de nosso município? Você já precisou ser atendido na Santa Casa de Sabará? Eu já, e vou confidenciar a vocês meu caso hilário, para não escrever outra coisa:
--- Certa vez,  alguns anos atrás, estava passando mal a fui socorrido para a Santa Casa de Sabará. Era um sábado. Dei entrada no hospital por volta das 15:30 aproximadamente; até que fosse feito a ficha de atendimento, já havia se passado 30 minutos. Quando finalmente a ficha foi preenchida, entrei efetivamente para ser atendido. Esperei mais 20 minutos até que um médico chamou pelo meu nome. Expliquei quais eram meus sintomas; ele me disse que a suspeita era de dengue. Mandou que me aplicasse uma injeção com analgésico. A consulta não demorou 7 minutos. Saí da sala com a suspeita de dengue, com o pedido para o exame de sangue e com a ordem para ficar em observação no hospital por algum tempo; foi aplicado a injeção; foi colhido meu sangue e fiquei em observação... já eram 19:15 e eu ainda estava no hospital. Sabe onde era a observação? Fiquei em um corredor aguardando que o médico me chamasse ou viesse me examinar novamente. Durante todo este tempo que esperei, observei que todos que chegavam para ser atendido por algum plano de saúde, não permaneciam em espera nem 5 minutos e logo era preenchido a ficha e posteriormente atendidos...
Às 19:30 o médico chamou pelo nome novamente. Me disse que o resultado do exame de sangue só seria entregue na segunda feira posterior a partir das 17hs e que quando eu tivesse com o resultado que voltasse ao hospital para ser atendido por algum médico para verificar se era dengue ou não. Fui liberado e me foi receitado alguns medicamentos para combater a febre e as dores que sentia sobretudo na região facial (do rosto). Se preparem leitores, a surpresa vem agora: já na farmácia para comprar os remédios receitados, ao final da receita estavam o nome e o carimbo do médico que me atendeu... sabe qual era sua especialidade?
Dr.......... GINECOLOGISTA / OBSTETRA, CRM.......
É cômico não??? Só faltava ele dizer que o quê eu tinha era sintoma de gravidez!!!
É claro que ele é médico, estudou 5 anos e se formou como Clinico Geral, mas já devia ter se especializado em Ginecologia e Obstetrícia a muito tempo, pelo que aparentava fisicamente.
Na segunda posterior fui até o Hospital Madre Tereza em Belo Horizonte, e em cerca de 1 hora e meia foi constatado que o que eu tinha era sinusite. Graças a Deus que não estava grávido!
Enfim, contei esta história verdadeira, para que seja observado como é tratado nossa saúde. É evidente que isto já tem bastante tempo e que de 2003 pra cá a saúde em nosso município melhorou não é verdade? Será? Engraçado, de 2003 pra cá já vi a Santa Casa de Sabará ser alvo de reportagens pelo menos umas 5 vezes. Aliás foi até fechada por um período não é mesmo?
Assim caros leitores e eleitores, faça você também esta pergunta: como está a saúde em nosso município? Após suas constatações e conclusões, lembre-se: você é o agente da mudança; se acreditar que o quê nós temos precisa ser mudado, você sabe como.
Vamos aguardar para ver de fato, quando a UPA Sabará estará realmente em funcionamento, pois até agora o que se vê é uma obra inacabada e ao lado de um campo de futebol.
Aliás, fica uma pergunta para todos que lerem este artigo. Você consegue conceber uma UPA ao lado de um campo de futebol? E o prefeito ainda disse em uma audiência pública sobre a UPA, que o projeto já previu isto, e que a UPA será equipada com paredes que bloqueiam o som externo para não incomodar funcionários e pacientes. Quanta modernidade hein?!
Fico pensando como seria na UPA Sabará aquele famoso quadro que existe nos hospitais com a foto de uma enfermeira indicando silêncio: talvez coloquem a foto do NEYMAR vestido de enfermeiro.
Marcelo Gomes
Graduado em Filosofia
Pós Graduando em Gestão de Pessoas

0 comentários: