TERMINAL ANA LÚCIA - ROTO ROOTER #5


TERMINAL ANA LÚCIA

Foi apresentado pela SETOP (Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas) em junho passado, o projeto para a construção do Terminal Ana Lúcia, curiosamente no bairro Alvorada.
O local para a construção está previsto para o bairro Alvorada ou (Alvorada de Cima), mais exatamente onde hoje existe uma praça, chamada Praça dos Coqueiros e ainda onde hoje funciona o Posto de Saúde do bairro Alvorada. Aliás, posto este que pelo projeto vai ter que sair do local para dar lugar a um terminal de ônibus, além de várias casas que precisarão ser desapropriadas.
As perguntas são: existe realmente a necessidade de um terminal de ônibus no município de Sabará? Se o terminal tem o nome de “Terminal Ana Lúcia”, por que não vai ser construído no bairro Ana Lúcia? Será que é porque o prefeito reside no bairro Ana Lúcia e com certeza não quer o tormento que traz um terminal de ônibus perto de sua residência? Não existe outra alternativa de lugar para a construção do Terminal Ana Lúcia? O “investimento” previsto para esta obra, não poderia ser destinado, por exemplo, para melhoria do Posto de Saúde do bairro Alvorada, hoje com uma estrutura já precária para a demanda que atende? E as famílias das casas que precisam ser desapropriadas, terão realmente um valor condizente de indenização pelo seu imóvel? São muitos os questionamentos a respeito da construção deste terminal.
Para esclarecer melhor leitor, qual a verdadeira finalidade de um terminal?
Como o próprio nome diz, é um terminal, isto é: significa que os ônibus vão até aquele determinado local, e do terminal até o Centro, por exemplo, é preciso embarcar em outro veículo, assim como acontece hoje em várias regiões de Belo Horizonte como por exemplo Venda Nova: tiram as linhas de ônibus do Centro e “jogam” estas linhas para dentro da Estação Venda Nova ou Vilarinho. Dali em diante, o usuário tem que embarcar em outro veículo até o Centro da cidade que é a linha 61 da Estação Venda Nova por exemplo. Ou seja: você às vezes vem sentado no ônibus do seu bairro e ao chegar dentro da estação você tem que desembarcar de um ônibus para embarcar em outro, com o risco de seguir a viagem em pé. Um verdadeiro atraso para os usuários.
Existe outro tipo de terminal; aquele em que é apenas itinerário obrigatório de algumas linhas. Isto é, a linha vem de seu bairro e tem que passar dentro da estação ou terminal para embarque e desembarque de usuários, como por exemplo, a estação Eldorado em Contagem, na qual várias linhas de ônibus têm itinerário obrigatório por dentro da estação. Neste caso o terminal nada mais é que um ponto de embarque e desembarque com dimensões maiores.
Por isto, a pergunta, se de fato é necessário o gasto do dinheiro público para a construção de um terminal de ônibus, e quais os verdadeiros benefícios para a população e os usuários com a construção?
Lembrando que esta é uma obra do Governo Estadual em pareceria com o município.
Ao invés de construir um terminal de ônibus no lugar onde funciona um posto de saúde, por que não melhorar as condições da estrada rodovia MGC 262 (antiga MG 5) que dá acesso ao Centro de Sabará, e, diga-se de passagem, que está uma verdadeira vergonha, sobretudo depois que os caminhões com lixo de toda a região metropolitana começou depositar toda sua sujeira em nosso município? E o posto de saúde do bairro Alvorada? Para onde vai? Talvez seja fechado assim como a Santa Casa de Sabará está à beira de fechar por causa do descaso público que está esta gestão com a saúde de nosso município.
Assim caros leitores, é preciso que haja a participação popular para discutir melhor a possível construção deste terminal de ônibus no bairro Alvorada com nome de Terminal Ana Lúcia.  Discutir a real necessidade deste terminal, a sua localidade e a sua funcionalidade para o município, e mais que isto, discutir o destino do Posto de Saúde e das famílias das casas que precisarão ser desapropriadas e indenizadas ao redor do posto.
Afinal, você pensa de fato ser necessário a construção de um terminal de ônibus em nosso município?
Que tal para nosso gestor público (prefeito) investir no bairro Castanheiras que pertence a Sabará e que foi alvo esta semana de uma reportagem no Jornal da Alterosa 1ª edição, retratando a verdadeira falta de investimento em mobilidade para aquele bairro?


Marcelo Gomes
Graduado em Filosofia
Pós Graduando em Gestão de Pessoas
 

0 comentários: